05/02/2014

MENSALÃO - Prisão do deputado João Paulo Cunha, do PT


O deputado João Paulo Cunha, do PT-SP, está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele foi condenado no processo do mensalão, teve a prisão decretada nesta terça-feira e se entregou. A ordem de prisão foi assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, no meio da tarde. João Paulo Cunha vai cumprir inicialmente pena de 6 anos e 4 meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e peculato, cometidos na época em que foi presidente da Câmara. O supremo ainda vai analisar um recurso de João Paulo Cunha contra a condenação por lavagem de dinheiro. Nesse caso, o deputado teve quatro votos favoráveis à absolvição e tem direito aos embargos infringentes. Se a condenação for mantida, a pena de João Paulo sobe para 9 anos e 4 meses. E ele passa para o regime fechado. A Câmara dos Deputados recebeu o comunicado do Supremo sobre a decretação da prisão de João Paulo. Na semana que vem vai discutir a situação do mandato do parlamentar. No começo da noite, João Paulo Cunha divulgou uma carta aberta dizendo estar preparado para o legítimo julgamento do Plenário da Câmara dos Deputados. Ele disse ainda que vai provar que é inocente. A Polícia Federal informou que João Paulo Cunha se entregou no Presídio da Papuda. 
    Nesta terça-feira, o PSDB apresentou à Corregedoria da Câmara uma representação contra o vice-presidente da casa, o deputado André Vargas, do PT-PR. Na segunda-feira, na abertura do ano legislativo, e na presença de Joaquim Barbosa, Vargas levantou o braço com o punho cerrado, o mesmo gesto que os ex-deputados José Dirceu e José Genoíno fizeram, ao se entregar à polícia, no ano passado. Para o PSDB houve quebra de decoro parlamentar. Em nota, o deputado André Vargas disse que o gesto feito na segunda-feira foi uma saudação aos companheiros que estavam em Plenário. E que sempre respeitou as instituições públicas e o estado democrático de direito.

Um comentário:

  1. Esses são os nossos políticos que sabem dar bons exemplos de como não respeitar o poder judiciário do nosso país, fazendo chacota das decisões tomadas por eles, esses são nossos representantes.
    E VIVA O BRASIL.

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...